Prefeitura de Matão intensifica ações de Educação em Saúde para combater o avanço da Dengue

Prefeitura de Matão intensifica ações de Educação em Saúde para combater o avanço da Dengue

 

Com o objetivo de fortalecer a conscientização e mobilizar a sociedade para ações preventivas no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando iniciativas educativas e atividades comunitárias que incentivam tanto os cuidados domiciliares quanto as práticas coletivas de prevenção. A mobilização tem o objetivo de interromper ciclos de transmissão e ampliar a participação social nas estratégias de saúde pública do município.

O prefeito Cido Ferrari destaca que, o enfrentamento contínuo ao mosquito transmissor depende consideravelmente do apoio da comunidade. “Como sempre nossas equipes estão engajadas para garantir a proteção da comunidade, mas a participação social ainda é a principal ferramenta, essencial para proteger a população e reduzir a incidência das doenças”.

Recentemente, mais uma grande ação voltada à Educação em Saúde foi realizada no município, envolvendo diferentes frentes de atuação. Na área central de Matão, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), que integram o Departamento de Controle de Vetores, promoveram atividades de orientação direta à população, com uso de faixas informativas e distribuição de panfletos que destacavam os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

As equipes de saúde também realizaram abordagens educativas aos usuários das Unidades de Saúde de Matão, para reforçar as medidas preventivas e tirar dúvidas sobre sintomas e procedimentos de segurança.
A programação contou ainda com uma apresentação teatral na EMEI Profª Catarina Toledo Gerdes, na Vila Pereira. A atividade buscou, de forma lúdica e pedagógica, sensibilizar crianças e educadores sobre a importância da prevenção, estimulando que o conhecimento seja levado às famílias e ao entorno escolar. Paralelamente, mutirões foram promovidos nos bairros São José e Parque Aliança, com visitas domiciliares, coleta de materiais das residências, orientação porta a porta e apoio à limpeza de áreas com potencial para acúmulo de água parada.

“A proposta central das ações é engajar os moradores na eliminação de criadouros do vetor, essencial para reduzir os riscos de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya, além de orientar sobre os sinais e sintomas das doenças e reforçar a importância da busca imediata por atendimento médico ao surgimento de qualquer evidência clínica”, destaca o secretário municipal da Saúde, Orivaldo Ademir Reguim, o Faro

Conteúdos Relacionados