Provas do SARESP são realizadas nas escolas da Prefeitura de Matão
Para realização das provas, os estudantes do Ensino Fundamental utilizam ‘notebook’ ou ‘tablet’ das escolas, acessam um aplicativo (App) via internet, disponibilizado pela Secretara de Estado da Educação de São Paulo e são acompanhados por um fiscal do Saresp.
Nesta segunda-feira e terça-feira, estudantes da rede pública municipal realizaram as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Para o Ensino Fundamental II, as provas abordaram os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática (17/11); e Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Inglesa (18/11).
“Esperamos que nossos estudantes tenham bom resultado nas provas, certos de que as avaliações existem para que agente descubra quais são nossos pontos de melhoria e assim possamos seguir avançando cada vez mais na carreira de estudante, o que vai nos ajudar a trilhar uma vida profissional de conquistas dos nossos sonhos”, é o que deseja o prefeito Cido Ferrari.
As provas são aplicadas anualmente, desde 1996, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O objetivo é avaliar sistematicamente o Ensino Básico nas redes municipais, estaduais, e mediante adesão, até mesmo em redes privadas de ensino, para assim produzir um diagnóstico do rendimento escolar básico paulista.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as etapas e o número de participantes foram os seguintes:
* Na Escola Municipal Adelino Bordignon 172 estudantes de seis salas do 9º ano do Ensino Fundamental II, realizaram as provas na segunda-feira. Já na terça-feira (18), estudantes do 2º e 5º anos também fizeram prova.
* Na EMEF Antonio Carlos Manzini 62 estudantes do 9º ano fizeram as provas na segunda-feira (17) e 88 na terça-feira; enquanto que os estudantes do 2º e 5º do Fundamental I, realizaram também na terça-feira (18).
* Na EMEF Prefeito Celso de Barros Perche 43 estudantes do 9º ano realizaram as provas, sendo que na terça-feira – somando aos do 2º e 5º anos, um total de 102 estudantes realizaram as provas.
* Na EMEF Benta Maria Ragassi Scutti 39 estudantes dos 9° anos fizeram a prova, na segunda-feira (17), sendo que 48 estudantes dos 2º anos e 49 dos 5º anos fizeram na terça-feira (18).
* Na EMEF Helena Maria Borsetti (Distrito de São Lourenço do Turvo) 23 estudantes do 9º ano realizaram a prova na segunda-feira (17), sendo que na terça-feira (18) fizeram a avaliação 17 estudantes do 2º, 12 do 5º e os mesmos 23 do 9º ano.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Marcelo Prado (Mazão) os resultados do Saresp produz um diagnóstico das práticas pedagógicas, contribuindo com o desenvolvimento das seguintes ações pedagógicas: “A melhoria das práticas pedagógicas; A formação continuada de professores; O planejamento escolar; A implementação de ações de recuperação e aprofundamento”, citou.
Para a diretora do Departamento de Educação, Claudionice Bellintani, “as avaliações escolares ajudam a redirecionar estratégias pedagógicas, sempre buscando a formação integral dos estudantes, pois identificam quais são as dificuldades, em cada fase da aprendizagem, além de servir para fornecer um registro histórico do desempenho dos estudantes”.
Além do Saresp, as escolas da rede pública municipal também realizam o Provão Paulista, (voltado ao Ensino Médio), as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), bem como as provas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).
Os resultados das avaliações periódicas do SAEB são indicadores da qualidade da aprendizagem dos estudantes, usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como para avaliar a qualidade da educação no Brasil, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, bem como do 3º ano do Ensino Médio, professores e gestores também participam dessa avaliação.
Já o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) se trata de uma avaliação mais próxima do professor ou da professora, cujo resultado aponta para aquilo que deve ser priorizado e reforçado em sala de aula, de modo a orientar o planejamento pedagógico.