Prefeitura de Matão aplica “Grafite Temático” no Complexo Viário XV de Novembro

Durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro, quem trafega pelo Complexo Viário da XV de Novembro pode ser surpreendido com a beleza do “Grafite Temático”, realizado pela Prefeitura, através do Departamento de Cultura e artistas contemplados pela Lei de incentivo a arte e Cultura “Aldir Blanc”. Entre eles Michele Alves, Monaliza Vitucci, Kadinael Silva, incluindo também o artista voluntário Cleiton Gabriel Costa.

“O viaduto tem uma importância histórica para os matonenses porque representa fluência e mobilidade no trânsito de veículos e pedestres, que anteriormente era por vezes, bloqueado com a passagem dos trens cargueiros. A homenagem em renomear o Complexo da XV com o nome do Adauto é mais do que merecida, porque ele teve a brilhante ideia e a coragem de tomar para si uma obra muito difícil de ser concluída”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura do município Juliano Jacopini, a obra faz parte dos vários presentes para a cidade, dado ao seu aniversário comemorado em agosto, quando outros artistas criaram obras no Céu das Artes, Projeto Coração, Parque Ecológico e no Complexo da XV, sendo que este último vem se estendendo durante todo o segundo semestre de 2021.

“A grande pintura a céu aberto”, deverá ser finalizada até 28 de novembro de 2021 e trás uma série de reflexões históricas e sociais, pois a arte serve para ser vista, contemplada e refletida, sobre os acontecimentos deste mundo contemporâneo”, reflete Juliano Jacopini.

O Complexo se chamará “Prefeito Adauto Scardoelli”

Após a morte de seu idealizador, o prefeito Adauto Scardoelli, em junho deste ano, o poder executivo apresentou uma Lei à Câmara Municipal, que altera a denominação do Complexo Viário XV de Novembro (Túnel da XV) para “Complexo Viário Prefeito Adauto Aparecido Scardoelli”. A homenagem aconteceu por meio de iniciativa do executivo, sendo aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e promulgada no dia 24 de agosto de 2021, pelo prefeito Cido Ferrari.