Prefeitura de Matão comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com ações de melhorias para o setor

Neste ano de 2021, várias ações práticas marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente em Matão, comemorado no sábado (5) de junho. Isso por que, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, lança neste mês, novos projetos, bem como retoma o programa ‘EcoMatão’, que reúne estratégias articuladas com a comunidade e educação ambiental, cujo êxito no passado, trouxe resultados consideráveis para o setor, como: Campanha nas Unidades Escolares Municipais; Mutirão do Lixo Eletrônico; Drive Thru de Mudas Frutíferas; Campanha ‘Matão Contra as Queimadas’; ‘Adote uma área pública’; entre outros.

“Aproveito para agradecer a todos os envolvidos com as ações que vão trazer melhorias para o meio ambiente na nossa cidade, lembrando que todas essas medidas foram muito bem pensadas pelo prefeito Adauto Scardoelli, junto as equipes de governo, sempre considerando que cuidar do meio ambiente significa também cuidar da saúde e bem-estar da população”, disse Aparecido Ferrari, prefeito interino.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais. A finalidade da comemoração deste dia tão importante é criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. “Em Matão, pretendemos a partir das iniciativas que tomamos, desenvolver nas pessoas uma consciência ambiental capaz de transformar os problemas em soluções criativas”, comentou Maria Bellintani Ourique de Carvalho, Diretora de Meio Ambiente.

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano de 2021 é ‘Restauração de Ecossistemas’. Como acontece todos os anos, um país faz o papel de anfitrião global das comemorações. Este ano será no ‘Paquistão, que inclusive vai registrar o lançamento da ‘Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas’.

Conforme disse o Secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Luiz Gonzaga Bussola, “estamos empenhados em realizar projetos que possam resolver ou melhorar antigos problemas em Matão, como é o caso do descarte de resíduos de materiais recicláveis e a destinação do lixo doméstico, entre outros. Queremos que toda população contribua de maneira positiva, seja participando das ações, seja destinando o lixo de forma consciente”, alertou Bussola.

Escolas do Ensino Fundamental I e II também participam do ‘EcoMatão’. “Orientamos professores e alunos, para criarem atividades remotas de reflexão sobre consciência ambiental, durante este mês de junho, utilizando-se de músicas, poemas, poesias, vídeos, com o objetivo de reforçar a importância do tema”, comentou Michela Adriani Alves, diretora de Divisão de EFII e E.M.

Já as crianças do Fundamental I, receberam a missão de realizarem 10 ações práticas, voltadas aos cuidados com o meio ambiente, como por exemplo, usar a água racionalmente e cuidar das plantas”, explica Andrea Andreatti de Moraes, diretora de Divisão do Ensino Fundamental I.

Dessa forma o município de Matão compartilha a responsabilidade de restauração que é assumida por quase todos os países, e isso funciona de várias formas: plantação de árvores; tornar cidades verdes; restauração de jardins; mudança na alimentação ou limpeza de rios e costas. Uma frase de efeito tem sido recorrente em eventos sobre o meio ambiente: ‘Essa é a geração que pode fazer as pazes com a natureza!’