Prefeitura de Matão instala “barreira sanitária” para conter propagação da Covid-19

A Prefeitura de Matão iniciou hoje (22), mais uma ação de combate ao avanço da pandemia de Covid-19, colocando equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e agentes de Saúde para fazer o monitoramento nos principais pontos de acesso ao município, abordando todos os tipos de veículos que chegam à cidade para fazer a verificação da temperatura corporal das pessoas. Uma vez constatado o estado febril esta será orientada a procurar ajuda médica e impedida de entrar na cidade. Até o momento não houve nenhuma constatação de febre em nenhum dos abordados na ação.

O prefeito Adauto Scardoelli esteve pela manhã acompanhando o início dos trabalhos dos agentes municipais e ressaltou que todas as pessoas são muito bem-vindas à cidade, pois muitas vêm trabalhar ou abastecer as empresas e o comércio local. “Nossa orientação é para que a abordagem seja com muito respeito e toda educação, com orientações sobre a importância da prevenção. É uma situação grave em que todos têm que fazer a sua parte, ou seja, tratar a vida das pessoas com seriedade e fazer o possível para sairmos dessa situação o mais rápido possível”.

Para o secretário da saúde Ademir de Souza “a conscientização sobre ações preventivas nesse momento em que, infelizmente, não há vacinas para toda a população, significa escolher a vida, sem dúvida é única alternativa”. E o problema da insuficiência na produção de vacinas no estado, originou-se lá atrás, há cerca de seis meses quando o Governo Federal, por uma questão ideológica, não comprou os insumos da China necessários para que o Laboratório Butantã pudesse aumentar a produção”.

A agente de saúde Rosângela Aparecida dos Santos, disse que “as pessoas estão recebendo a abordagem das equipes envolvidas na ação, com tranquilidade e respeito, em relação a verificação da temperatura e às orientações de prevenção”.

Por hora, a estrutura da “barreira sanitária” está em duas entradas de Matão: na Vicinal Clito Bastia e na Avenida Marchesan. Chegam em Matão diariamente, dezenas de veículos, oriundos de várias cidades da região e do estado de São Paulo. “Esse número aumenta no decorrer do dia, em alguns horários distintos, por exemplo, pela manhã as pessoas chegam para trabalhar em Matão. Na hora do almoço, há muitos vendedores e distribuidores de mercadorias”, explicou o Guarda Civil Municipal Ailton José Pereira.