Prefeitura promove ações na Semana Nacional do Trânsito e anuncia investimentos no setor

A Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, iniciou nesta semana uma programação especial de atividades educativas referentes à Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre 18 e 25 de setembro. As atividades em alusão à campanha “Setembro Amarelo”, fazem parte do movimento Internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

A fim de evitar acidentes e mobilizar a sociedade sobre os riscos causados por condutadas inadequadas que podem causar sequelas graves e a morte de pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros, anualmente, iniciativas de conscientização são desenvolvidas pelo município.

Neste ano, diversas faixas contendo mensagens sobre os cuidados e as boas condutas no trânsito foram fixadas em pontos estratégicos da cidade. Com o intuito de levar a mensagem sobre a responsabilidade de cada cidadão por um trânsito mais seguro, materiais publicitários estão sendo veiculados nas mídias locais. Um carro parcialmente destruído está exposto de fronte ao paço municipal chamando a atenção para os perigos do trânsito

Ainda com o intuito de contribuir na formação educacional das crianças, a campanha foi estendida para algumas escolas municipais e estaduais que, ao longo da semana, recebem as equipes do Departamento de Trânsito. De maneira lúdica, os alunos são instruídos sobre algumas das práticas essências e condutadas que devem ser adotadas no cotidiano de todos.

Projetos e investimentos

Após apresentar um estudo referente as necessidades do trânsito de Matão, com o objetivo de coibir o excesso de velocidade e garantir mais segurança, recentemente, a Prefeitura de Matão conquistou um convênio de aproximadamente R$ 2 milhões que possibilitará, em breve, algumas inovações e melhorias neste setor.

O projeto prevê a instalação de travessia elevada (lombofaixas) para pedestres, em vias onde existem escolas e a instalação de lombadas eletrônicas, em vias de grande movimento e com maior incidência de acidentes.

Manutenção

O município realiza constantemente a manutenção das ruas e avenidas e investe em demais benfeitorias da infraestrutura viária. Além dos serviços de recapeamento e tapa buracos, foram realizadas recentemente as seguintes melhorias: Implantação de mão dupla na rua Vicente Mastropietro, entre a Av. XV de novembro e Av. 28 de agosto; Construção de uma rotatória entre a Av. Trolesi e a Rua São Lourenço; Alargamento da Av. Trolesi, próximo à Rua José Artimonte; Implantação de estacionamento 45 graus, instalação de placas de sinalização e pintura de sinalização de solo defronte à Escola Henrique Morato; implantação de lombada e pintura de faixas de pedestre na Rua Sinharinha Frota.

Estão em andamento a conclusão da sinalização vertical e horizontal no jardim Aeroporto, na Av. 28 de Agosto, na Av. Trolesi com Av. Antônio Gorgatti e na Rua José Cerqueira com a Rua Américo Vezzani.