Prefeitura realiza cursos de prevenção contra acidentes de trabalho

A Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Administração e Finanças, bem como o setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, realizaram ao final do mês anterior o curso de prevenção a acidentes de trabalho e a posse para os novos membros da CIPA. Buscando estar em conformidade com a portaria MTB nº 3214/78, que institui as normas regulamentadoras de Segurança e Medicina do trabalho, e da NR 5 que trata da obrigatoriedade da eleição para a nova composição da Comissão Interna de Prevenção a acidentes (CIPA), que atuará até Abril do ano de 2023.

“Estamos trabalhando para atualizar, inovar e adequar os ambientes e ferramentas de trabalho dos nossos servidores municipais, a fim de diminuir os riscos de acidentes e assim facilitar a rotina de trabalho de todos”, afirmou o prefeito Cido Ferrari.

Para o presidente da comissão eleitoral e “Técnico em Segurança do Trabalho”, Samuel M. Alves, a nova CIPA terá o desafio de ajustar os ambientes de trabalho às novas exigência e normatizações, tendo em vista as mudanças tecnológicas. “Para isso foi traçado um plano de trabalho, que envolve o desenvolvimento de cursos periódicos de capacitações e reuniões ordinárias ao longo dos dois anos de atuação.

O curso de capacitação trouxe palestras sobre como prevenir acidentes e doenças ocupacionais, relacionadas as condições do ambiente e o processo de trabalho, através da adequação ergonômicas e comportamentos seguros, análises de riscos, investigação de acidentes, bem como conhecimentos teóricos sobre incêndios e primeiros socorros, além de exercícios práticos de manuseio de extintores e outros equipamentos utilizados para controle a princípios de incêndio, disponíveis nos locais de trabalho.

CIPA eleita para o exercício 2022/2023

Representantes do Empregador (Prefeitura Municipal de Matão)

Ana Cristina Pinheiro Vello, fiscal da Fazenda (presidente)

Rodnei Rocha, ouvidor da Ouvidoria (2º titular)