Prefeitura realiza cursos gratuitos de qualificação profissional

A Prefeitura Municipal de Matão, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, está promovendo cursos de capacitação/qualificação para o crescimento profissional da comunidade. Os cursos são oferecidos na modalidade presencial em toda sua extensão. O critério de escolha da oferta dos cursos priorizou as demandas encontradas em algumas áreas, como: Administração (auxiliar administrativo e logística); Elétrica (eletricista e instalador); Confecção (corte e costura). Ao todo foram matriculados 85 estudantes.

Esta semana, o prefeito Cido Ferrari, acompanhado do secretário da pasta Luiz Tamanini, esteve na Escola Municipal Adelino Bordignon visitando os alunos e professores.

“Estamos confiantes de que assim vamos melhorar as condições de emprego e renda dessas pessoas que estão fazendo os cursos, pois sabemos que ter habilidade e competência nessas áreas, significa a conquista de oportunidades de trabalho, pois nesses setores, têm sempre empresas contratando mão de obra qualificada no  nosso município”, avaliou o Prefeito Cido Ferrari.

Para a realização, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania buscou firmar parcerias na área administrativa e elétrica, com o Sistema ‘S’, neste caso o Senai e Sest/Senat, por meio do Programa Via Rápida, e para o setor de confecção, estabeleceu parceria com o Núcleo Espírita Edo Mariani.

De acordo com o secretário desta pasta, Luiz Tamanini, “são cursos muito bem conceituados e de grande aceitação no mercado, sendo que o intuito é qualificar os alunos para que logo após o término consigam uma colocação profissional, já que as necessidades de emprego e renda são urgentes”.

A captação de alunos priorizou às famílias ou pessoas que fazem parte do Cadastro Único (CADÚnico), que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. Todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município fizeram esse trabalho social, cuja ação é nomeada tecnicamente como “Busca ativa qualificada”, para captar os interessados.

Os alunos, não tem nenhum custo para frequentarem as aulas, que ocorrem em dois lugares diferentes, através de parcerias com: Instituto Federal de São Paulo – Polo Matão (IFSP), período vespertino; Prefeitura/Secretaria da Educação e Cultura, na escola Adelino Bordignon, período noturno.

O secretário Luiz Tamanini destacou que: “para 2023 há um desejo de manter as atuais parcerias firmadas até agora, bem como firmar novas, e assim estender o projeto de capacitação, proporcionando outras opções de cursos em diversas áreas de atuação, com foco no desenvolvimento da comunidade mais vulnerável, por meio do crescimento pessoal, profissional e sobretudo a conquista da dignidade e cidadania para todos”, concluiu.

O Via Rápida é um programa do Governo do Estado de São Paulo que, em parceria com os municípios, oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda. Os cursos têm duração de até 100 horas sendo oferecidos segundo o mercado de trabalho de cada região. Os cursos podem ser realizados nas Escolas Móveis do Via Rápida ou em salas de aula do estado, do município ou de outras organizações.