Prevenção ao Câncer de Próstata: Mais de mil testes de PSA foram realizados em novembro em homens acima de 45 anos

Neste ano, a administração municipal fez um grande investimento para ofertar à população masculina acima de 45 anos, o teste rápido de PSA (Antigénio Específico da Próstata), um tipo de teste rápido para o rastreamento do Câncer de Próstata em homens assintomáticos. Com a intensificação das ações dedicadas ao movimento “Novembro Azul”, em menos de um mês, os resultados já aparecem com um grande número de testes coletados em Matão, sendo que mais de mil homens comparecem e fizeram o teste preventivo em eventos e ou nas unidades de saúde do município. Todas as Unidades de Saúde de Matão disponibilizam o teste gratuitamente.

“Implementar estas novidades como a oferta de um novo método de exame, expandir este contato dos servidores da saúde com a população, envolver os diferentes públicos para que todos os assuntos sejam de interesse coletivo e manter as empresas e demais parceiros em nossas ações, são estratégias que estamos criando em Matão dentro das politicas públicas de prevenção à incidência dessas patologias. Doenças como o Câncer de Próstata também podem ser evitadas, mas é necessário estimular o cuidado, quebrar paradigmas e procurar maneiras de ofertar os serviços públicos”, ressaltou o prefeito Cido Ferrari.

De forma itinerante, as equipes da Secretaria da Saúde estão mobilizadas a alcançar o maior números de homens para que façam o teste preventivo, promovendo palestras, plantões nas unidades de saúde, atividades de lazer e visitas às escolas e empresas.

“Graças ao esforço da administração do prefeito Cio Ferrari, dos profissionais da Saúde, dos parceiros e da consciência da população masculina, este método simples e muito eficaz, que recentemente passou a ser disponibilizado pela Rede Pública de Matão, tem sido muito eficaz em nossa cidade, pois os homens estão comparecendo nas ações. A redução de pessoas doentes consequentemente gera qualidade de vida e outras inúmeras vantagens como a diminuição do uso de medicamentos, tratamentos evasivos e até mesmo a morte”, salientou o secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Reguim, (Faro).

Jogo “Matão é show de bola”

Dentro do calendário deste mês, com o apoio do empresário Antônio Galli, a Secretaria da Saúde esteve no sábado (19), no Estádio ‘Dr. Hudson Buck Ferreira’ participando do jogo “Matão é show de bola”, entre Matonense x Comercial. Os torcedores tiveram à disposição teste de glicemia, aferição de pressão e, também, testes de PSA, sendo 74 coletados. Além disso, alimentos foram arrecadados para o Fundo Social de Solidariedade de Matão.

Palestras Educacionais em Escolas e Empresas

Entre os parceiros das ações, estão as empresas de Matão que recebem os enfermeiros da Secretaria da Saúde e promovem um dia e cuidados aos colaboradores com palestras e a oferta da coleta do PSA. Até o momento, as ações aconteceram na Citrosuco (94 coletas de PSA) e na Brasilux (53 coletas de PSA) e na próxima semana as equipes estarão no Tenda Atacado e na Marchesan.

Já nas escolas, os profissionais da Saúde ministram palestras orientativas com o intuito de disseminar informações e conscientizar os estudantes sobre a importância da prevenção de doenças como o Câncer.

Unidades de Saúde

Todos os finais de semana, desde o início o mês, a Unidade Básica do Bairro Alto promove plantões de coleta de PSA. Na semana passada, as unidades do Bom Jesus e do Nova Cidade, também abriram suas portas no sábado (19), para receber o público priorizado. Em todas elas foram realizados 345 testes rápidos