Procissão de Ramos acontece no Domingo

A procissão que reúne milhares de fiéis no “Domingo de Ramos” é realizada pela comunidade católica matonense com apoio da Prefeitura de Matão. Considerado um dos eventos religiosos mais tradicionais do município, que marca o início da Semana Santa e celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, a caminhada da fé chega em sua 37ª edição, neste ano.

“Neste dia tão sagrado percebemos o quanto as pessoas da nossa cidade são movidas pelo amor a Jesus Cristo. Somos tomados por uma tradição tão significativa que fortalece, sobretudo, a nossa fé. Desejo que o período da Semana Santa nos permita refletir sobre a vida que praticamos conforme os ensinamentos do Senhor”, disse o prefeito Cido Ferrari.

Ao longo da semana, a fim de garantir a segurança do evento, os diversos setores da Prefeitura se mobilizam na organização de toda a infraestrutura necessária para receber o público. Para o dia, serão disponibilizados palco, som, sanitários químicos, ambulâncias e água mineral. Além disso, parte do efetivo da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito é responsável pela segurança, desde o início até o final da celebração.

Além disso, a Prefeitura também providenciou alguns ônibus para o retorno das pessoas, após a missa. O transporte estará disponível para o público com destino à Paróquia da Santa Cruz.

Todos os anos, mais de 7 mil fiéis participam da caminha da fé, que tem como ponto de partida a Paróquia Santa Cruz, onde as comunidades da igreja católica se reúnem por volta das 04h30 da manhã e seguem em direção ao Estádio Municipal “José Luiz Vicente”, no bairro de Silvânia.

Durante este percurso de aproximadamente 10 quilômetros, no momento em que os fiéis passam abaixo do viaduto da Rodovia Faria Lima, párocos se concentram acima da estrutura e abençoam as folhas de ramos. Logo depois, a caminhada segue até o bairro Silvânia, onde acontece a missa campal com todos os sacerdotes.

Trânsito

A partir das 04h00 da manhã de Domingo (02/04), a Rua Sinharinha Frota estará interditada desde a Avenida Araraquara, que será liberada após a partida da procissão.

Já Via Clito Bastia, entre Matão e Silvânia, estará interditada, nos dois sentidos, a partir das 04h30 da manhã.

O acesso ao bairro de Silvânia será liberado após encerramento da missa campal.