Vacinação contra a gripe é ampliada para todas as pessoas acima de 6 meses

Vacinação contra a gripe é ampliada para todas as pessoas acima de 6 meses

Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam baixa adesão da comunidade matonense à campanha que começou em março.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir de agora, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade já podem se vacinar contra a gripe. Em Matão, as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e a vacinação acontece entre segunda e sexta-feira. Para receber o imunizante, é necessário comparecer à unidade de saúde e apresentar o CPF.

As unidades de Saúde estão localizadas nos bairros jardim Pereira, jardim São José, São Judas/CAIC, bairro Alto, IV Centenário, Centro e jardim Paraíso, além da Unidade de Saúde da Família (USF) no Distrito de São Lourenço do Turvo.

Baixa cobertura vacinal

Em todo o país, a Campanha teve início ao final do mês de março, quando primeiramente foram priorizados os grupos de pessoas mais vulneráveis, como gestantes, idosos, crianças, puérperas e outros. Em Matão, até o momento, cerca de 25% da população que faz parte destes grupos foram imunizados, revelando a baixa procura da comunidade matonense

De acordo com o secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Reguin, o Faro, a baixa cobertura da vacina contra a gripe é uma preocupação. “No caso dos idosos, por exemplo, apenas 4.437 doses foram aplicadas de um público-alvo de 14.688. Isso representa uma cobertura muito abaixo do ideal, deixando uma grande parcela dessa população suscetível aos riscos da gripe sazonal”.

Os dados ainda revelam um percentual de vacinados em Matão insuficientes, como mostram os demais números: para crianças, foram aplicadas apenas 575 doses de um público-alvo de 4.181 (13,75%); gestantes receberam 42 doses de um total esperado de 590 (7,10%); e puérperas foram apenas 2 doses aplicadas, sendo o público-alvo 97 (2,06%).

A gripe é uma doença viral causada pelo vírus da influenza e normalmente se manifesta por meio de sintomas como febre alta, acompanhada de dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é considerada o sintoma mais significativo e costuma durar de três a sete dias. À medida que a doença avança, os sintomas respiratórios, como a tosse, se tornam mais evidentes.

A vacina contra influenza é a forma mais eficaz de evitar o aumento de novos casos da gripe e suas complicações no inverno. As temperaturas baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções respiratórias como os da gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde para atualizar a sua situação vacinal.

.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Atenção

Começam as inscrições para o EJA!

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?