Matão entra na fase vermelha do Plano São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (05), que cidades da DRS III – Araraquara, em que Matão está inserida, passaram para a fase vermelha do Plano São Paulo de controle da Covid-19, que é válida a partir de segunda-feira (8).

Portanto, durante a fase vermelha, há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. E, a partir de segunda-feira (8), os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Os equipamentos públicos da Prefeitura tais como Postos de Saúde, unidades de Estratégia Saúde da Família, Cemitério, Guarda Municipal, coleta de lixo e transporte coletivo funcionarão seguindo as recomendações do Comitê de Contingência da Covid-19.

Ainda não há previsão de retorno das aulas presenciais nas escolas municipais, período em que os professores seguirão com atividades pedagógicas de forma remota.

O prefeito Adauto Scardoelli destaca que o mais importante neste momento é garantir a saúde e a vida. “Temos que respeitar a hierarquia dos governos, portanto, vamos seguir na íntegra o que foi decretado pelo Governo do Estado, até porque a prefeitura que não cumprir as medidas do Plano São Paulo sofrerá sanções judiciais e terá que voltar atrás. A situação é séria e temos que pensar na vida em primeiro lugar”.

Todas as regras do Plano SP estão detalhadas no site: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/