Prefeitura de Matão oferecerá cursos gratuitos on line e presenciais

Durante todo o 1º Semestre de 2021 a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, em seu Departamento de Cultura – Casa da Cultura – oferecerá diversos cursos de formação em arte, educação e cultura. Os eventos acontecerão de forma online e, seguindo as recomendações e o cumprimento das normas sanitárias exigidas pelo Comitê de Contingência da COVID-19, haverão atividades também presenciais, voltadas as múltiplas linguagens, tais como: teatro; balé; circo; videoarte; artesanato e encontro com a diversidade.

A programação de atividades culturais e formativas contempladas pela LEI emergencial nº 14.017, cujo nome homenageia o compositor Aldir Blanc, representa a contrapartida entregue ao público, por parte dos produtores de arte e fomentadores de cultura, matonenses, que em razão da pandemia, ficaram sem trabalho e fonte de renda, desde o mês de março do ano passado.

O Prefeito Adalto Scardoelli, considera que a arte e a cultura se fazem muito importante, sobretudo num momento como este, pois representam possibilidades de lazer, descontração e em muitos casos promove até saúde emocional. Adalto disse que “está tomando medidas práticas para que nenhuma verba seja perdida ou devolvida à União e, caso haja continuidade da destinação dos recursos da LEI Aldir Blanc, neste ano de 2021, cuidará para que o maior número possível de artistas possam ser contemplados.

A referida LEI, criada pelo Ministério do Turismo, foi decretada em 29 de junho do ano passado, quando o Governo Federal elaborou um plano de “ações emergenciais” que chamou de “Renda Emergencial aos Profissionais da Cultura”, dado a COVID-19. Dessa forma Matão recebeu uma verba de 565 mil, valor distribuído entre 33 artistas. Segundo o atual diretor do Departamento de Cultura do Município, Juliano Jacopini, “a verba veio por meio dos esforços da Comissão de Cultura, em se organizar rapidamente, em meio a pandemia, no ano passado, quando a cidade teve seu Departamento de Cultura extinto”. Jacopini esclarece ainda que: “os recursos vieram graças ao trabalho coletivo de uma ação de criação de rede, que reuniu os artistas interessados a fim de elaborarem os projetos, com base nos critérios de seleção estipuladas pela LEI e se não fosse isso, o valor poderia ter sido devolvido a União”.

Entre os dias 22 de fevereiro e 16 de abril, haverão atividades presenciais na Casa da Cultura. Em abril acontecerá o lançamento do “Catálogo de atividades culturais”, veiculadas no youtube. De 02 a 07 de maio, acontecerá a Semana Online de Arte, quando através de lives via stremming e plataformas digitais, todos poderão acompanhar uma programação especial. E para finalizar o 1º semestre de 2021, no mês de junho haverá o lançamento do Podcast, “Bate papo com artista”.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir da próxima semana.