A Secretaria da Educação e Cultura, através do Núcleo de Atendimento Especializado (NAE-LUME), disponibiliza nos próximos dias, nos seus canais oficiais de Facebook e youTube, uma série de vídeos instrutivos, que consistem em orientar pais, mães, responsáveis e sociedade de modo geral, quanto as possibilidades de prevenção e tratamento, adequados, à pessoa com deficiência.
“Quero agradecer e parabenizar os profissionais matonenses, da educação especial, que realizam um excelente trabalho neste setor, pois consideram que todos podem aprender, desde que tenham oportunidade e em nosso governo vamos assegurar os meios para que o atendimento à pessoa com deficiência seja sempre o melhor possível”, disse o prefeito Cido Ferrari.
O material foi gravado por uma equipe multidisciplinar, especialista no assunto: a diretora do NAE-Lume Renata Bezerra dos Santos; a psicopedagoga, Fernanda Caldas Fratini; a assistente social, Izabel Cristina Borin; a especialista em Educação Especial e Intérprete de Libras Lucilene Prado; a professora de Deficiência Visual, Márcia Bonelli; a fonoaudióloga, Rosângela Ramos Falcão; o psicólogo Alexandre José Gonçalves e a intérprete de Libras, Maria Cecília Raymundo Carvalho.
“Esperamos que todos assistam aos vídeos gravados porque é importante aprender mais e aprender sempre sobre as estratégias educativas junto ao estudante com necessidades especiais de aprendizagem. É um dever de toda sociedade saber como prevenir, tratar e atender com dignidade, respeito, humanidade a todas as pessoas com deficiência”, salientou o Secretário de Educação e Cultura, Alexandre Martins de Freitas.
A ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’, foi instituída através da LEI Federal nº 13.585 de 2017, que visa combater o preconceito e discriminação vividos pelas pessoas com deficiência.
Neste sentido, a cidade de Matão também está engajada no debate nacional sobre prevenção e tratamento, voltados à pessoa com deficiência.
A diretora do NAE-LUME, Renata Bezerra dos Santos se coloca à disposição dos pais ou responsáveis pela criança para a realização dos encaminhamentos, na sede da instituição, situada à Rua Carlos Monteiro Castro nº 105, no Jardim Acácias ou através dos telefones (16) 3384-7085 ou 3382-6771.
A instituição possui uma infraestrutura extremamente ampla e adequada para o atendimento de seus usuários, como: Laboratório de informática; Internet banda larga; Parque Infantil; Refeitório; Pátio coberto; área verde; Sala do Professor e alimentação.
Além disso a entidade tem em sua composição a integração do NAPE – Núcleo de Apoio e Prevenção Educacional “Renata Nicolucci” e o CEMEES – Centro Municipal De Ensino Especial Para Surdos “Edra Cristiane Chiozzini”.